O que é água de reúso e qual seu papel no abastecimento em 22 de fevereiro de 2024.
Água de reúso é o recurso hídrico que passa por tratamento adequado para ser reaproveitado em processos industriais, agrícolas ou domésticos. Dessa forma, evita a sobrecarga sobre sistemas de abastecimento de água potável, com a mitigação de impactos ambientais causados pela sua captação e descarte.
No Brasil, a água de reúso é aplicada para diversas finalidades não potáveis como irrigação agrícola e paisagística, limpeza urbana, lavagem de veículos e instalações sanitárias.
Com o agravamento do sistema de abastecimento de água na região metropolitana de São Paulo, foram retomadas em 2014 as discussões no Sudeste sobre a utilização da água de reúso por conta da crise de abastecimento no Sistema Cantareira.
Em 2023, entrou em vigor a Lei 14.546, que estabelece medidas de prevenção a desperdícios, de aproveitamento das águas de chuva e de reúso não potável das águas cinzas. Em linhas gerais, as águas cinzas são efluentes gerados após a utilização de recursos hídricos por uma residência, exceto esgoto sanitário.
Neste artigo, abordamos as aplicações mais comuns da água de reúso e as principais técnicas utilizadas em sua produção. Para isso, vamos apresentar iniciativas realizadas pelas concessionárias privadas do setor de água e saneamento e seus significativos resultados positivos para o meio ambiente e a economia.
5 utilizações mais comuns de água de reúso:
Irrigação
agrícola
A água de reúso é frequentemente utilizada para irrigar plantações, reduzindo a demanda por água potável e contribuindo para a sustentabilidade do setor agrícola.
Refrigeração
industrial
Em muitas indústrias, a água de reúso é empregada para fins de refrigeração, substituindo a água potável e reduzindo os custos operacionais.
Descarga de vasos sanitários
Em edifícios comerciais e residenciais, a água de reúso pode ser tratada e utilizada para a descarga de vasos sanitários, economizando água potável.
Lavagem de veículos e equipamentos
Em empresas de transporte e indústrias, a água de reúso é comumente utilizada para lavar veículos e equipamentos, reduzindo o consumo de água destinada a consumo humano
Água de reúso no setor de saneamento
No setor de saneamento, a água de reúso é produzida dentro das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e pode ser utilizada para inúmeras finalidades. As empresas que utilizam a água de reúso contribuem para a economia de água potável destinada ao abastecimento público.
O uso racional dos recursos hídricos é fundamental não somente nas regiões metropolitanas, mas em áreas remotas. Afinal, cada litro de água de reúso utilizado representa um litro de água conservada em nossos mananciais.
O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS 6) das Nações Unidas propõe como meta a ser alcançada até 2030 a melhora da qualidade da água, reduzindo a poluição, eliminando despejo e minimizando a liberação de produtos químicos e materiais perigosos. Um dos propósitos é reduzir à metade a proporção de águas residuais não tratadas e aumentar substancialmente a reciclagem e reutilização segura globalmente.
Nesse sentido, diversas concessionárias privadas do setor de saneamento vêm firmando parcerias com empresas e utilizando a técnica em suas operações para viabilizar a prática de forma sustentável e economicamente racional.


6 principais técnicas de reúso de água
Tratamento
Avançado
O tratamento biológico utiliza microorganismos para decompor e remover contaminantes orgânicos da água, sendo uma técnica comum em sistemas de esgotamento sanitário
Tratamento
Químico
O tratamento químico envolve a adição de produtos químicos para remover impurezas e contaminantes da água, sendo uma técnica comum em processos industriais e de purificação de água.
Filtragem
Mecânica
A filtragem mecânica utiliza filtros para remover partículas sólidas e impurezas da água, sendo uma técnica comum em sistemas de tratamento de água para reúso.
Desinfecção
A desinfecção envolve a aplicação de agentes químicos ou processos físicos, como a exposição à luz UV, para eliminar micro-organismos patogênicos da água, tornando-a segura para reúso.
Reúso de Água de Chuva:
O reúso de água de chuva é uma técnica em que a água da chuva é coletada e armazenada para ser utilizada em aplicações como a irrigação de jardins e a descarga de vasos sanitários